Dicas

Aqui você encontra dicas de técnicos que passaram pela Casa Léa.
Saiba, passo a passo, como se cuidar e realçar sua beleza.

No e LowPoo: a técnica capilar do momento
01 de Fevereiro de 2016

O QUE É NO E LOW POO?

No e Lowpoo são duas técnicas capilares criadas pela cabelereira britânica LorraineMassey. Inicialmente, as técnicas seriam voltadas aos cuidados dos cabelos crespos e cacheados, contudo, hoje ela vem se expandindo e virando febre entre os amantes dos cabelos saudáveis. Ambas as técnicas visam um cuidado mais natural dos fios, com o uso de substâncias que realmente tratam o cabelo as invés de só maquiá-los. Por isso,no no e lowpoo alguns componentes são proibidos por não exercerem benefícios e/ou causarem danos ao cabelo. O principal componente vilão é o famoso sulfato, e nós vamos ver o porquê.

Os sulfatos são detergentes muito potentes, estão presentes na maioria dos shampoos disponíveis. Contudo, eles são detergentes muito agressivos que não só retiram a sujeira e impurezas do cabelo, mas também a oleosidade e hidratação natural dos fios. Por conta disso, o sulfato é o maior vilão dos cabelos, principalmentedos crespos e cacheados que já são naturalmente mais secos.

As outras substâncias envolvidas na técnica são os silicones insolúveis e o óleo mineral. Essas substâncias funcionam como uma película ao redor do fio, que impede que ahidratação saia. Porém, eles não tem nenhuma função realmente hidratante ou de tratamento para o cabelo, funcionam somente como uma maquiagem. O grande problema é que essas substâncias tendem a se acumular na superfície do fio, impedindo que a hidratação penetre. Isso deixa o cabelo opaco, sem vida e quebradiço. O outro problema do óleo mineral é que a única substância que consegue retirá-lo do cabelo são os sulfatos que mencionamos anteriormente, ou seja, mais dano capilar.

Sabendo o que são os sulfatos, silicones insolúveis e óleo mineral, agora vamos pra as técnicas em si.

NO POO: o uso de produtos que contenham sulfatos, silicones insolúveis e óleo mineral são proibidos.

LOW POO: somente produtos que contenham sulfatos e óleo mineral são proibidos, silicones insolúveis podem ser usados.

Com isso você deve estar se perguntando, “ Se a maioria dos shampoos tem sulfato, como vou lavar o meu cabelo?”, e a resposta é simples: Você tem várias opções, contudo as mais comuns e industrializadas são os shampoos sem sulfato ou condicionadores. Exato, condicionadores. Desde que sejam condicionadores sem silicones e óleo mineral e de preferência condicionadores leves que não tenham muitos óleos na composição. Esse método de lavar o cabelo com o condicionador se chama CoWash e já pode se encontrar diversos produtos voltados especialmente para isso.

Os condicionadores são extremamente capazes de limpar o cabelo e retirar as impurezas. Contudo, se você utiliza produtos com silicones insolúveis ( técnica Lowpoo), o uso de shampoos sem sulfato é necessário pra retirar os silicones do cabelo.

Lembrando que as técnicas podem ser mescladas, você pode seguir o Lowpoo e fazer CoWash de vez em quando e vice e versa.

COMO COMEÇAR?

1º passo: Olhar a composição de TODOS os produtos que você possui e procurar na composição se este contém alguma substância proibida. Olhe desde o shampoo até os óleos reparadores e sprays finalizadores. Segue a lista dos componentes:

Silicones Insolúveis: Amodimethicone, Cyclopentasiloxane, Cyclomethicone, Dimethicone, CetylDimethicone, CetearylMethicone, Dimethiconol, StearylDimethicone, PhenylTrimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Dimethylpolysiloxane, Trimethylsilylamodimethicone.

Óleos minerais: Petrolatum/petrolato, Mineral Oil/óleo mineral, ParafinumLiquid/parafina líquida, Vaselina, Isoparafina, Isododecane, Dodecane, Isododecene, Dodecene, Alkane

Sulfatos fortes: SodiumLaureth Sulfate, SodiumLaurylEther Sulfate, SodiumMyreth Sulfate, SodiumLauryl Sulfate, Sodium Coco Sulfate, AmmoniumLauryl Sulfate, AmmoniumLaureth Sulfate, AmmoniumLaurylEther Sulfate, Sodium C14-16 OlefinSulfonate, TEA Lauryl Sulfate, TEA-dodecylbenzesulfonate, SodiumAlkylbenzeneSulfonate, AmmoniumorsodiumXylenesulfonate, SodiumTrideceth sulfate.

Parece complicado mais com o tempo você se acostuma e hoje já temos várias linhas de produtos especialmente voltados para as técnicas com informações no rótulo além de blogs, instas e grupos no face que divulgam produtos liberados. =)

2º Passo: Lavar o cabelo com um shampoo COM sulfato. Antes de começar a técnica você precisa se certificar que todos os silicones e óleos minerais foram retirados do cabelo, para daí começar a técnica. =)

3º Passo: Se jogar na técnica! Depois de lavar o cabelo é só usar e abusar dos produtos liberados normalmente.

Lembrando que algumas pessoas sentem uma leve fase de adaptação do cabelo, onde algum ressecamento e indefinição podem acontecer. Porém, isso é passageiro, depois de um tempo seu cabelo estará mais saudável que nunca. =) Uma dica para evitar essa fase é ir aderindo à técnica aos poucos, diminuindo o uso do shampoo convencional e dos produtos proibidos no decorrer de pelo menos 1 mês.

O No e Lowpoo são técnicas que ajudam a manter a sáude e hidratação natural dos fios e impedem o dano desnecessário. Quem nunca achou que determinado shampoo ressecou o cabelo que atire a primeira pedra, não é mesmo? Essa técnica é sensacional, não é atoa que está bombando no mundo da beleza! =D

Monalisa Nunes, blogueira, youtuber, estudante de medicina.

www.statusenrolada.com.br

Insta: @statusenrolada

Face: /statusenrolada

Youtube: /monanuness

Snapchat: @statusenrolada

Links Relacionados

Comentários

Priscilla

Fique por dentro das novidades e eventos da Casa Léa

Matriz: Casa Léa Centro Maceió Fone (82) 3326-5822 / Casa Léa Arapiraca Fone (82) 3522-2902.
id5 - soluções web