Aqui você encontra dicas de técnicos que passaram pela Casa Léa.
Saiba, passo a passo, como se cuidar e realçar sua beleza.
Você acorda, lava os cabelos, seca, se prepara para o dia e quando chega a hora do almoço já dá para ver aquela oleosidade começando a aparecer.
No final do dia, ela aumentou e no dia seguinte a forma e volume já estão comprometidos, e é bem capaz que o efeito "escorrido" seja a definição do visual.
Para não desanimar, é preciso entender que a oleosidade não é algo ruim, pelo menos não quando ela está em uma quantidade normal.
- Lavar os cabelos em dias alternados
Quem tem cabelo oleoso não pode descuidar da rotina de lavagem dos fios. Lavar pouco aumenta a oleosidade e vezes demais pode ter o mesmo efeito.
É melhor lavar os cabelos em dias alternados. Não é indicado ficar dois ou três dias sem lavar ou lavar três vezes ao dia.
- Desconfiar do efeito rebote
O efeito rebote, neste caso, seria quando o xampu removeria o sebo capilar em excesso, fazendo com que o organismo entenda que ele precisa produzir mais óleo para suprir aquela necessidade.
Contudo, segundo explica o farmacêutico e cosmetólogo Portilho, não há evidências que comprovem a ocorrência desse efeito. Além disso, nem o lauril ou outro tensoativo mais suave vão atuar nas glândulas sebáceas, portanto a produção de oleosidade será a mesma, o que significa que o efeito neste sentido é um mito.
- Evitar banhos muito quentes
A água quente pode gerar um maior ressecamento da pele e couro cabeludo e acabar estimulando as glândulas a produzirem mais oleosidade.
Por isso, a recomendação dos especialistas é que a pessoa tome banho com a água morna, o mais fria que ela conseguir, para evitar este efeito. Não adianta tomar um banho quente e depois apenas finalizar com um jato frio, pois a glândula já foi estimulada a produzir mais, então a pessoa acaba se enganando achando que apenas com um jato frio conseguiria reverter este estímulo.
- Evitar cremes sem enxague
Uma das possíveis causas da oleosidade são os resíduos que ficam nos cabelos e podem gerar a proliferação de fungos, aumentando a quantidade de sebo no local.
- Xampu a seco para emergências
O xampu a seco é uma espécie de talco que ajuda a retirar o excesso de sebo do couro cabeludo e é o melhor amigo de quem tem cabelo oleoso.
Mas, atenção, ele só deve ser usado em emergências ou compromissos de última hora - como uma reunião de urgência, um encontro no final do dia que o cabelo já está sem volume e outros imprevistos.
Gostou das dicas?
Agora é só passar em uma de nossas lojas e conferir as novidades para seu tipo de cabelo. Temos além dos tratamentos específicos, também diversos tipos de xampus secos.