Aqui você encontra dicas de técnicos que passaram pela Casa Léa.
Saiba, passo a passo, como se cuidar e realçar sua beleza.
A maioria das mulheres com cabelos crespos sonha com alisamentos definitivos e acredita que a rotina de beleza é mais fácil para quem tem cabelos lisos. Já os cabeleireiros que amam volume, textura e sabem domar os fios são fãs incondicionais dos caracóis. “Antigamente era preciso alisar os cabelos, porque não existiam produtos eficientes para fios crespos. Agora a situação é diferente, e é possível assumir a naturalidade dos crespos e valorizá-los”, diz Eron Araújo, do salão C. Kamura. “É preciso descobrir o volume do próprio cabelo e brincar com isso, em vez de tentar escondê-lo”. Para o cabeleireiro Celso Kamura, a grande novidade nessa área é que os crespos estão mais do que nunca na moda.
O cabelo crespo é naturalmente mais ressecado e opaco do que o liso, porque o movimento anelado do fio impede que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas. Essa é uma das principais causas do excesso de volume, dos fios arrepiados e da falta de definição dos cachos. Para driblar o problema, a rotina de beleza a ser adotada começa com um bom corte, que equilibre o volume, e o uso constante de xampu, condicionador e creme sem enxágüe (leave-in), todos com propriedades hidratantes. Quem quiser cachos mais definidos pode secar os fios com ativadores de cachos ou mousse. Depois de secos, o toque final de brilho e o controle de fios arrepiados é dado com óleos finalizadores, cera ou pomada. Semanalmente é aconselhável o uso de máscaras hidratantes, em casa ou no salão.
DICA: Muitas vezes o uso do condicionador é DISPENSÁVEL! Talvez só o shampoo + o creme leave-in (sem enxague) já sejam o suficiente para seus cabelos! Experimente!
NA HORA DO CORTE
A arte de dominar o volume dos cabelos começa com o corte. Cada cabeleireiro tem sua técnica, mas todos concordam que o corte reto deve ser evitado. Com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas. O resultado é um corte triangular, com pouco volume na raiz e muito nas extremidades.
Fios desfiados com franjas longas e mechas descoloridas estão na moda, e também são aconselhados para fios encaracolados. As tinturas e os tonalizantes não ressecam os cabelos crespos. 'Pelo contrário, esses produtos vão acrescentar brilho', explica o cabeleireiro Celso Kamura.
MODELAGEM
Depois de lavar e enxaguar os fios, é hora de penteá-los com um pente de dentes largos, e aplicar o creme sem enxágüe. Esse produto protege do ressecamento provocado pelas agressões do meio ambiente (vento, sol, etc.) e ajuda a reduzir o volume e a modelar.
Uma dica preciosa : “Após aplicar o creme, basta jogar a cabeça para frente e para trás, assim os cachos ficam separados desde a raiz”, diz Eliodório.
Depois, é só deixar os cabelos secarem naturalmente, ou usar o difusor. Para melhorar o acabamento dos fios, principalmente nas mechas mais curtas que ficam próximas ao rosto, uma opção é o baby-liss.
TOQUE FINAL
Depois de secos e modelados, ainda podem restar alguns fios arrepiados. O problema é controlado com os finalizadores (pomada, cera ou silicone). Basta espalhar uma pequena dose do produto nas palmas das mãos e distribuir nos fios. Os movimentos devem ser suaves, sempre envolvendo os cachos com os dedos, do comprimento em direção às pontas. Atenção: os dedos não podem ser passados entre os fios de dentro para fora, porque esse movimento aumenta o volume, em vez de soltar os cachos. Pelo mesmo motivo, os pentes devem ser aposentados quando o cabelo está seco. Outra dica importante é nunca aplicar os finalizadores na raiz. O único produto de tratamento pós-banho que pode atingir o couro cabeludo sem causar excesso de oleosidade é o creme sem enxágüe.
keila 12 de Agosto de 2010
Tenho cabelos cacheados, e adoreiii as dicas: principalmente essa. “Após aplicar o creme, basta jogar a cabeça para frente e para trás, assim os cachos ficam separados desde a raiz”, Valeu Eliodório.